Nós, do Montes Claros Shopping, nos solidarizamos com a manifestação de alguns funcionários dos restaurantes que integram a Praça de Alimentação e que estão sendo ameaçados de demissão. Afirmamos que não cabe ao shopping decidir sobre a contratação ou demissão de pessoas pelos lojistas e explicamos a situação para responder aos nossos clientes e parceiros:

A administração do shopping recebeu diversas reclamações e relatos de clientes que se queixaram da forma de abordagem importuna por parte de alguns funcionários, que chegavam a “disputar” o cliente. E em algumas ocasiões, a disputa gerava agressões físicas entre os garçons, constrangendo os clientes e as pessoas que circulavam no local. Estas condutas não correspondem com nossas prioridades: o conforto, segurança e liberdade de escolha de nossos clientes.

A abordagem de clientes na Praça de Alimentação sempre foi prática proibida pela norma vigente no Contrato de Locação e no Regimento Interno do Montes Claros Shopping Center, da qual os lojistas estavam cientes.

Sendo assim, em novembro, notificamos os lojistas que a prática não seria mais aceita a partir do primeiro dia de 2019, seguindo o modelo dos grandes shoppings centers do país que garante a qualidade operacional da praça de alimentação.

Importante ressaltar que a contratação dos funcionários é uma responsabilidade assumida pelos lojistas mesmo cientes da proibição e que o conceito de Praça de Alimentação é que os clientes tenham a liberdade de escolha e não sejam abordados de forma invasiva.

Atualmente, das 14 operações da praça de alimentação, quatro utilizam do serviço de garçom, totalizando cerca de 30 garçons em atividade. Lamentamos que os lojistas optem pela dispensa destes funcionários e nos colocamos à disposição para receber os currículos desses trabalhadores e encaminhar para demais lojas do shopping, na tentativa de reintegrá-los ao mercado de trabalho.

O Montes Claros Shopping tem a geração de empregos como um de seus pilares, com mais de 5.000 de postos de trabalho ocupados nas lojas. Com a construção da expansão no ano passado, foram mais 300 empregos diretos e indiretos gerados, trazendo grandes investimentos para a cidade e impulsionando a economia.
Esclarecidos os fatos, o Montes Claros Shopping ressalta que o cumprimento da medida é de extrema importância para o bom funcionamento das operações nas áreas comuns e para a experiência do cliente de shopping.
Reforçamos com isso o nosso compromisso com todos os clientes, parceiros e com a cidade de Montes Claros.