O Museu Regional do Norte de Minas, da Universidade Estadual de Montes Claros, está inserido numa das principais programações do gênero no País. Nos dias 16 a 20 de maio, o local receberá uma série de atividades alusivas à 16ª Semana de Museus, como palestras, mesas redondas, exposições temporárias e visitas. Todas as atrações são gratuitas e abertas à comunidade em geral. O tema para este ano é: “Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos”.

Logo no primeiro dia de atividades, serão abertas as exposições “Eu-Catopê” e “O Divino na Ponta dos Dedos”, com curadoria de Paulo Henrique Dias, professor doutor do Departamento de Artes da Unimontes. Haverá projeções em paredes e telas com a reprodução de símbolos das Festas de Agosto de Montes Claros, como o “capacete” dos catopês, fitas e estandartes para a interação com o público.

Durante a Semana de Museus, a exposição de fotos “Banho de Rio” continuará como uma das atrações do MRNM. A mostra reúne 12 trabalhos autorais de cenas de ribeirinhos à margem do Rio São Francisco assinados pelo professor Osmar Oliva, do Departamento de Comunicação e Letras e do mestrado em Estudos Literários da Unimontes.

Outra exposição confirmada para o evento reúne telas: “Arte em suas Múltiplas Nuances”, com curadoria da artista plástica Jussara Freire Diniz. São 16 telas com diversos estilos e técnicas, com foco na sensibilidade feminina, natureza e figuras tridimensionais.

 

PALESTRAS

 

Entre os dias 16 e 18/5 serão realizadas duas palestras e uma mesa redonda, sempre de 19 às 22 horas. Para quem fizer questão de receber o certificado de participação haverá cobrança de uma taxa simbólica. No primeiro dia, o professor e artista plástico Hélio Brantes abordará “A Obra de Arte em Tempos de Ciberespaços: novas perspectivas e abordagens”, organizada a partir de sua tese de doutorado no Rio de Janeiro.

No dia 17 de maio, o professor doutor Paulo Henrique Dias ministra a palestra “Interação e Conectividade: o Museu e o Contexto Tecnológico Contemporâneo”. E no dia 18 de maio, os professores Alcino Franco Júnior (Unimontes) e Rogério Lopes Fagundes (Prisma) promovem a mesa redonda “Educação e Museus no Contexto da Hiperconectividade”.

Para grupos mais numerosos em visitas guiadas, como de escolas e cursos superiores, a direção do Museu Regional sugere o agendamento prévio pelo telefone (38) 3229-8590 e pelo e-mail museu.regionalnm@gmail.com – mesmo endereço para inscrições.

A Semana Nacional de Museus é uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Infraero Aeroportos e da Verde Oliva FM 98,7. No âmbito da Unimontes, o suporte é da Pró-Reitoria de Extensão, com a qual o Museu Regional está vinculado.

Em todo o Estado, o evento será realizado simultaneamente em 94 cidades. No Norte de Minas, mais quatro locais também realizam programação especial na Semana de Museus: Instituto Museu Casa Camillo dos Santos (Pirapora); Museu da Cachaça (Salinas), Museu das Culturas do Rio São Francisco (Buritizeiro) e Museu Histórico e Cultural de Bocaiuva (Bocaiuva).