FENICS será berço de um dos mais importantes encontros empresariais na região

O 1º Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil, no próximo dia 12 de setembro, promovido em conjunto com o Governo do Estado de Minas Gerais, a Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros e a Prefeitura Municipal de Montes Claros, é fruto de uma iniciativa da Sul Americana de Metais, empresa de capital chinês responsável pelo desenvolvimento de um grande projeto de mineração na região.

Com grande apoio também do Consulado Geral da República Popular da China no Rio de Janeiro (jurisdição MG), o objetivo do evento é promover o desenvolvimento da cooperação econômica e comercial entre China e Brasil. O 1º Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil vem fomentar a comunicação entre empresas chinesas, brasileiras e o Governo de Minas Gerais oportunizando o conhecimento do estado e de sua região norte que, além de integrar a SUDENE, apresenta grande potencial de geração de energia renovável, especialmente energia solar.

O evento integra a programação da 24ª FENICS – Feira Nacional da Indústria, Comércio e de Serviços e terá três painéis que se relacionam ao Projeto Bloco 8 da SAM, o maior investimento chinês da atualidade na região. O Projeto Bloco 8 – uma mineração de ferro a ser instalado na região de Grão Mogol – tem previsão de investimento de 2,1 bilhões de dólares e atuará como uma plataforma de desenvolvimento para todo o norte de Minas uma vez que atrairá investimentos em diversas áreas.

Os painéis a serem realizados no seminário refletem as oportunidades existentes no Estado de Minas, mas principalmente na região norte. Eles serão conduzidos por representantes das maiores empresas em cada um de seus segmentos.

O painel “Inovação em Serviços Financeiros” abordará como os bancos do Brasil e da China podem cooperar de maneira inovadora para o financiamento de projetos de ambos países no Brasil.  Para essa discussão estarão presentes representantes do BDMG, BNDES e dos bancos China Development Bank e The Bank of Communication.

O painel sobre “Energias Renováveis” contará com a participação do Presidente da CEMIG, Cledorvino Belini, como mediador de uma discussão sobre opções de geração e armazenamento de energias renováveis para empreendimentos de grande porte e de média voltagem. Integrarão esse debate, as empresas CGN Brasil e China Three Gorges Brasil – CTG, hoje a maior produtora de energia hidrelétrica do mundo.

Para fechar o seminário, será realizado o painel “Inovação em Tecnologia” que, mediado pelo Subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de MG, Victor Becho, contará com a participação de algumas gigantes no segmento, como a Huawei e a Claro. Além disso, as empresas Dyno Security e Walton Chain do Brasil tratarão de tecnologias com enormes potencialidades como o reconhecimento facial e a tecnologia Blockchain.

 

Governador de Minas

Com a participação do Governador do Estado de Minas, Romeu Zema, dos Cônsules Geral e Comercial da China no Rio de Janeiro, de secretários de Estado, diversas autoridades políticas e mais de 20 empresas chinesas, o 1º Seminário Inovação de Comércio de Serviços China-Brasil será um marco nas relações comerciais entre o Estado de Minas Gerais e esse gigante asiático.

Após o Seminário, às 19h, será realizada a solenidade de abertura da 24ª Fenics, uma realização da ACI, tendo a Fiemg como co-realizadora. O evento acontecerá no dia 12 de setembro, a partir das 16h, no Auditório da Sociedade Rural, no Parque de Exposições João Alencar de Athayde. Outras informações pelo telefone 38 – 2101 3303.