Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Hudson Brazil
  
Vencedores 10km
Vencedores 5km
Ana Célia Bezerra de Souza, 48 anos, e Jefferson Dias, 31 anos, foram os primeiros campeões nas categorias feminino e masculino (10km geral), da Iª Corrida Coração Alerta, Cérebro Ativo, realizada pela Santa Casa de Montes Claros no último domingo (29). Ana Célia completou o percurso em 44 minutos e 11 segundos (tempo líquido), e Jefferson fez a prova em 35 minutos e 8 segundos (tempo líquido). Além de troféu e medalha, os vencedores ganharam uma inscrição na Volta Internacional da Pampulha para largar na “Elite” da prova. A premiação foi fruto de uma parceira com a Federação Mineira de Atletismo – FMA.
Já na categoria geral feminino e masculino 5km, os primeiros colocados foram Isabela Cristina Mendes Costa, com tempo líquido de 20 minutos e 44 segundos, e Roberto Renan Silas e Silva, com tempo líquido de 16 minutos e 46 segundos. Ao todo, entre categoria geral e por faixa etária, foram premiados 144 atletas. Para a Iª Corrida Coração Alerta, Cérebro Ativo, idealizada pela Santa Casa Montes Claros através do Centro Diagnóstico de Terapia Endovascular – CEDITEN; foram disponibilizadas 1000 (mil) inscrições, sendo 500 para a caminhada (3km) e 500 para a corrida (5 e 10km).
O cardiologista Daniel Ramos, um dos organizadores da iniciativa, conta que o objetivo da ação foi chamar a atenção da população em relação a prevenção de mortes por infarto e AVC. “No início do ano, quando atendia um paciente que havia sofrido um infarto, comecei a pensar em uma forma de alertar a população sobre prevenção. Então, convidei o colega neurocirurgião Marcílio Monteiro, para o desafio de tornar a corrida uma realidade, levamos a ideia ao Maurício Sérgio superintendente da Santa Casa, que prontamente acolheu a ideia e contribuiu para que ela se concretizasse”, explica. As doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Já o AVC é a segunda maior causa de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. “Nosso intuito realmente é a prevenção. Acreditamos que reduzir o número de mortes por infarto e AVC é um dever de todos nós, então, quanto mais conscientização, maior a possibilidade de redução”, complementa Dr. Marcílio.
Durante a premiação, o superintendente da Santa Casa, Maurício Sérgio, parabenizou todos os atletas participantes e reforçou o apoio para a segunda edição da corrida em 2020. “Estamos muito contentes com o alcance da iniciativa, pois para nós, tão importante quanto cuidar do paciente é a prevenção da doença. É muito gratificante poder promover saúde e ver que a população tem abraçado nossas iniciativas”, disse.