Texto: Wesley Gonçalves/Ascom HUCF

Foto: Divulgação/Maternidade HUCF

A coordenação da Maternidade Maria Barbosa, do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) – vinculado à Unimontes -, realiza durante nesta quinta-feira (11/7), o curso “Boas Práticas na Atenção ao Parto e Nascimento”. A capacitação é voltada, especialmente, para profissionais do HUCF nas especialidades e residências de Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Neonatologia, Anestesiologistas e Enfermeiros obstetras da maternidade e UTI.

O evento acontecerá no auditório Sabedoria e Humildade “Professor Robson Vieira Porto”, de 8 às 18 horas, com participação do médico João Batista Marinho, do Hospital Sofia Feldman (Belo Horizonte), referência no atendimento materno-infantil.

A unidade hospitalar da capital mineira possui 185 leitos: 87 obstétricos, 41 em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (UTI/Neo), 45 em Unidade de Cuidados Intemediários Neonatais (UCI/Neo) e 12 de outras clínicas e realiza cerca de 900 partos ao mês.

A socióloga da Maternidade/HUCF, Theresa Raquel Martinez, explica a importância do encontro e quais exigências atendidas. “A roda de conversa com especialistas será um momento para que todos os participantes se qualifiquem ainda mais na melhoria e nas boas práticas do binômio mãe e filho”, explica.

“Este curso atende exigências e requisitos do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), iniciativa do Ministério da Saúde e da Rede Cegonha para a melhoria nas boas práticas na atenção ao parto e nascimento. Teremos quatro linhas de aprimoramento; Classificação de “Robson”, Cuidados com Recém-Nascidos na Assistência ao Parto, Período Expulsivo e analgesia e Inserção de Dispositivos Intra Interinos (Dius) pós-parto e pós-abortamento”, ressaltou a socióloga.

As inscrições podem ser feitas na Coordenação da Maternidade ou pelo telefone: (38) 3224- 8315 ou e-mail: maternidade.hucf@unimontes.br.