Texto: Ana Paula Paixão / Fotos: Wanderson Duarte
De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, ou seja, mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa. Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças cardiovasculares e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
A OPAS ressalta que a maioria das doenças cardiovasculares podem ser prevenidas por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral. Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de um ou mais fatores de risco como hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, por meio de serviços de aconselhamento ou manejo adequado de medicamentos.
Sabendo da extrema atenção que a situação requer, a Santa Casa de Montes Claros inaugurou na tarde de ontem, 05/11, a Unidade Santa Casa Coração. O serviço, que já está em funcionamento, tem como foco principal a prevenção e o controle de doenças cardiovasculares. Na oportunidade da inauguração, o superintendente do hospital, Maurício Sérgio Sousa e Silva, falou sobre a luta em busca de soluções para a saúde da região. “É muito importante destacarmos a relevância da Santa Casa Montes Claros num cenário tão difícil que se encontra a saúde no país. Apesar disso, sempre buscamos, com muito esforço, oferecer melhores condições de atendimento para nossa população”, disse.
O provedor da Instituição, José Gilson Veloso Caldeira, falou sobre a satisfação de mais uma inauguração. “Passamos a contar com um núcleo completo. Fundamentado na excelência do atendimento oferecido por uma equipe altamente qualificada, com a missão de oferecer o que há de melhor em diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares”.
Além de consultas em cardiologia e arritmologia, o local também conta com o serviços de exames: eletrocardiograma, holter, mapa, loop, tilt test, ecocardiograma e teste ergométrico. Além disto, o local também conta com serviços de laboratório e sala de procedimentos para pequenas cirurgias das áreas de: cirurgia plástica, cirurgia geral, urologia e ortopedia.