Nos dias 26 a 29 de abril, em Montes Claros, será realizado o 4º Festival Norte Mineiro Montesclariô Capoeira, único evento realizado na região que promove e valoriza a arte da capoeira e reúne os mais renomados professores e mestres da capoeira no Brasil, posicionando a cidade de Montes Claros como pólo esportivo e cultural.

 

O evento promete atrair um grande público, especialmente o interessado em artes marciais, danças folclóricas e teatro popular.

 

O festival é uma realização da Associação Recreativa Cultural Aberrê Capoeira e da Liga Norte Mineira de Capoeira e tem o objetivo de oferecer momentos de convívio, aprendizado, intercâmbio e lazer aos participantes e convidados, com a presença de professores e mestres para acrescentar conceitos culturais e técnicos ao evento.

 

Na programação, aulas, oficinas, palestras, batizado, oficinas instrumentais, apresentação de danças folclóricas da cultura brasileira e uma grande festa de confraternização. Também será destaque o encerramento da campanha sócio-ambiental Projeto Elo da Corrente, união dos grupos de capoeira na arrecadação de lacres de alumínio convertidos na doação de cadeiras de rodas para utilização por entidades assistenciais.

 

O evento terá a participação de mais de 20 mestres e estarão presentes no festival grupos da Bahia, Espírito Santo, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, além das cidades do Norte de Minas, sendo 20 de Montes Claros.

 

Nossa intenção é promover a cidade de Montes Claros como um dos principais pólos de divulgação e ensino da capoeira, valorizando o potencial cultural e turístico da cidade. Nada melhor que um evento como esse para propagar a nossa cultura. Trabalhamos com crianças, jovens e adultos para estimular a prática qualificada e de alto nível técnico da capoeira, resgatando suas origens e rituais, valorizando-a como forma de arte, expressão popular e atividade física e cultural genuinamente brasileira”, destaca Wagner de Assis Fonseca Ruas, o Mestre Aberrê, organizador do evento.

 

4º Festival Norte Mineiro Montesclariô Capoeira

Dias 26 a 29 de abril

Local: Ponto de Cultura Aberrê Capoeira – Rua Tomás Gonzaga, 94 – São Judas – Montes Claros – MG