Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro disputa a final em outubro, durante o Seminário ConheCER 2019, em Florianópolis/SC

Alunos, professores e educadores da Escola Estadual Filomeno Ribeiro, localizada no bairro Alto São João estão em festa. O educandário está na final do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, na categoria Ensino Fundamental, e irá representar Minas Gerais na etapa nacional do prêmio durante o Seminário ConheCER 2019, no dia 8 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.

A escola venceu o Prêmio Regional Sudeste e se classificou para a final nacional com o projeto “Ler é Crescer”. A coordenadora pedagógica Luciene Marta de Oliveira conta que o projeto nasceu em 2014, para promover a leitura entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Desde 2007, vínhamos realizando ações para incentivar o hábito da leitura, mas nem sempre com resultado satisfatório. Até que criamos o ‘Ler é Crescer’, com uma proposta empreendedora, pois entendemos que a leitura é, por si só, um grande empreendimento para as crianças. Ao mesmo tempo em que as estimulamos a se relacionar com os livros de forma prazerosa, buscamos despertar comportamentos empreendedores e cooperativistas”, relata Luciene.

A cada livro lido, as crianças aprendem novos valores humanos e participam de diversas atividades, como a venda de contos e histórias reescritos na livraria do projeto e apresentação de peças teatrais. O Ler é Crescer também tem em sua metodologia uma moeda social, o Leuro, para valorizar a leitura. Assim, quanto mais os alunos leem, mais acumulam leuros, que podem ser utilizados ao final de cada etapa em compras no Shopping Bom leitor.

“A equipe gestora da escola se sente extremamente feliz por que a cada etapa vencida significa o reconhecimento dos resultados alcançados, por meio de um trabalho inovador, pautado na excelência e na pareceria entre estudantes, servidores, Sebrae Minas, Fundação Sicoob Credinor e tantos outros.  Estar na etapa nacional é projetar a Escola Coronel Filomeno Ribeiro para o País”, ressalta a diretora Clelma Martins Mendes.

A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes destaca a importância do projeto desenvolvido na escola. “A equipe da Regional Norte do Sebrae está muito feliz pelo reconhecimento ao projeto com essa final nacional. A escola Filomeno Ribeiro é inspiradora e servirá como vitrine para que a metodologia da educação empreendedora chegue a outras instituições de ensino. O grande mérito é que as ações desenvolvidas na escola surtem resultados na comunidade”, enfatiza.

Outras representantes de Minas

Além da Escola Filomeno Ribeiro, outros dois educandários do estado estão na final nacional. Na categoria Profissional, está o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho, com o projeto “Clube de Empreendedorismo”. A outra finalista, na categoria Ensino Superior, é o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), por meio do projeto “Educação 5.0: Surfando pelo futuro da Aprendizagem”

Etapa Nacional

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi criado com o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar práticas de educação empreendedora aplicadas em instituições de ensino de todo o País. Dessa forma, visa identificar iniciativas, atividades, projetos que estão sendo desenvolvidos nas salas de aulas, que estimulem a atitude empreendedora entre os estudantes.

A etapa nacional da premiação será realizada no dia 8 de outubro em Florianópolis/SC. Essa será a 3ª edição do evento, promovido pelo CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. São 60 finalistas de todo o país, e, na ocasião, serão anunciados os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – fundamental, médio, superior e profissional).