Projeto da  SANCOOP premia alunos da rede municipal de ensino

O dia 30 de junho já está marcado na memória dos alunos de uma escola municipal de Montes Claros. O “Projeto Educar para Cooperar 2018”, desenvolvido pela SANCOOP, na Escola Municipal Bolivar de Andrade, desde o início do mês de junho, mobilizou professores e estudantes sobre a importância do cooperativismo.

Os jovens puderam mostrar o talento a partir das atividades na escola, nas categorias Redação, Desenho e Frase. O tema escolhido foi especial, sobre as vantagens de trabalhar em cooperação/colaboração. E o resultado não poderia ter sido outro senão o sucesso e engajamento de todos. Dr Tadeu Lages, presidente da SANCOOP, lembrou durante a premiação, que o êxito da proposta só foi possível graças  aos professores. “Este grupo maravilhoso nos ajudou a mostrar a importância de estender a mão para ajudar ao próximo.”

A premiação contou ainda com a presença de pais e alunos, além de Dr. Paulo Henrique, da diretoria da SANCOOP e do Secretário Municipal de Educação, Benedito Said. Dr. Tadeu Lages destacou o alcance do projeto  “Educar para Cooperar” como agente multiplicador de boas práticas para a vida, destacando a cultura do cooperativismo com as crianças, que sempre repassam novas ideias para a família.

O incentivo à cultura é essencial para a SANCOOP. Para abrir a premiação, crianças do 2º e 3º ano fizeram uma apresentação musical. A escola premiada com um notebook e um  computador completo. Ao final, após a apresentação dos textos que mais se destacaram, o Mágico Júlio Rasec fez um show bastante interativo com a criançada. Enquanto isso, os pais da comunidade escolar assistiram à palestra  “Paz no lar, paz na escola, paz na vida”, ministrada pelo coordenador do projeto Rubens Lopes. Benedito Said agradeceu o incentivo da SANCOOP e reforçou a parceria da administração com a entidade em ações como esta.

A premiação teve Notebooks, Tablets e kits Escolares. Os vencedores foram: 1° Ano, categoria frase, em primeiro  Ayana Paloma Costa Lima, depois Maria Cecilia Batista Santos e Luiz Fellipe Santos Maia. No 2° Ano, por sua vez, na categoria desenho, o primeiro lugar ficou com Gabriel Mendes Santos, Sharon Victória Azevedo, e João Aguiar Pimenta. Na categoria redação, para alunos do 3° Ano, a aluna Maria Clara Soares Amaral levou o primeiro lugar, seguida por Isadora Maria Correira Borges e Arthur Alcântara Vieira. No 4° Ano, os três primeiros foram: Luisa Senra Melo, Ana Júlia de Souza Leal e Breno Lopes Marques. No 5° Ano, também com a categoria redação, se destacaram Maria Karolane Oliveira Queiroz, Luiz Otávio Nunes da Silva e Nataly Rayane Dias Ferreira

Disseminar a cultura do cooperativismo é essencial para uma sociedade mais justa e igualitária. Com cerca de 1.200 associados, entre médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas e bioquímicos, a SANCOOP  desenvolve projetos de responsabilidade social  em diversas  instituições e outros locais de Montes Claros,  propiciando a transformação nas comunidades por meio do trabalho voluntário. As ações também são organizadas com o objetivo de comemorar o Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado em todo o mundo sempre no primeiro sábado do mês de julho.