A Superintendência Estadual do Banco do Nordeste para os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo realizará solenidade para entrega do Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar e Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito, como reconhecimento aos clientes Agricultores Familiares e Microempreendedores, urbanos e rurais, que se destacaram nas suas atividades, contando com o apoio do BNB.

Esta é a XIII edição do Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e V edição do Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar, eventos que acontecem anualmente. No Microcrédito serão premiados microempreendedores urbanos e rurais, clientes do CrediAmigo e AgroAmigo. No AgroAmigo a premiação é dividida para duas categorias: Destaque Agropecuário e Empreendedorismo Rural. No CrediAmigo serão premiadas as Categorias Subsistência, Acumulação Simples e Acumulação Ampliada. Já na Agricultura Familiar a premiação é direcionada às categorias Agropecuária e Agroindústria.

Concorreram à premiação em Minas Gerais, clientes de todas as agências e unidades do AgroAmigo e CrediAmigo no estado. A escolha dos ganhadores ocorreu através de decisão da Comissão Julgadora composta por entidades parceiras do Banco do Nordeste: FECOMERCIO, SEBRAE, UFMG-ICA, EMATER, IDENE, FETAEMG, ACI-MOC, UNIMONTES e STR-MOC.

Na Agricultura Familiar, categoria Agropecuária, o vencedor é o cliente Agricultor Familiar João Pereira de Souza, conhecido como Dão Baiano, da cidade de Montalvânia, que atua no ramo de Bovinocultura de Corte e Leite.

 

Cliente João Pereira na sua fazenda, em Montalvânia – MG.

 

Na categoria Agroindústria, o premiado é o cliente Agricultor Familiar Luiz Carlos Rodrigues Oliveira, da cidade de Montes Claros, que atua no ramo de fabricação de Doces de Frutas Cristalizadas.

 

Cliente Luiz Carlos Rodrigues apresentando seus produtos.

 

A vencedora do Prêmio Microcrédito – Agroamigo, destaque Agropecuário, é a cliente Gerlany Marques Reis Magalhães, da cidade de Diamantina. Ela atua no ramo de Holericultura e Cana-de-açucar.

 

 Cliente Gerlany na sua horta, em Diamantina.

 

O vencedor do Prêmio Microcrédito – Agroamigo, Empreendedorismo Rural, é o cliente Hélio Almeida Cordeiro, da cidade de Brasília de Minas, do ramo de Apicultura.

Produtos produzidos pelo cliente Hélio Cordeiro.

 

No Prêmio Microcrédito – Crediamigo, a vencedora na Categoria Subsistência é a cliente Marly Souza dos Santos, da cidade de São Francisco. Marly atua no ramo de Roupas e Enxovais.

 Cliente Marly com a agente de crédito do CrediAmigo, Karla Paiva.

 

Na Categoria Acumulação Simples, a vencedora é Eudes Gomes da Silva, da cidade de Pirapora, que atua no ramo de Salão de Beleza.

 

Salão de Beleza da cliente Eudes Gomes, em Pirapora.

 

Na Categoria Acumulação Ampliada, a vencedora é Dalva Lopes Ferreira Queiroz, da cidade de Montes Claros. Dalva atua no ramo de Roupas.

Loja da cliente Dalva Lopes, localizada no bairro Delfino, em Montes Claros.

 

Para o Superintendente do Banco do Nordeste, João Nilton Castro Martins, “o Prêmio BNB da Agricultura Familiar e Prêmio BNB de Microcrédito acontecem para reconhecer Agricultores Familiares e Microempreendedores pelo sucesso em suas atividades, contando com o apoio do BNB, mostrando também para a sociedade que o BNB está cumprindo a sua missão de atuar como o Banco de Desenvolvimento da Região Nordeste”.

O Banco do Nordeste tem o maior Programa de Microcrédito Produtivo orientado da América do Sul. Apenas na cidade de Montes Claros, de janeiro a junho de 2019, foram 2.535 operações de crédito no CrediAmigo, totalizando R$ 6,8 milhões.

A solenidade de entrega do XIII Prêmio Banco do Nordeste de Microcrédito e V Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar acontecerá na próxima segunda, 26 de agosto, às 19 horas, no espaço Golden Eventos em Montes Claros, localizado à Praça Dr. João Alves, 120, Centro.