Os alunos do 3° ano inscritos pelo Colégio Padrão Internacional Gabriel Oliveira Mota e Iago Braz Mendes participam da terceira etapa da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, no Hotel Fazenda Ribeirão, na cidade Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro. O evento teve início no domingo, 03/02 e se encerra na quarta-feira, dia 06/02.

Os dois já participaram de duas etapas, que começou com 80 mil estudantes e agora só restam 116 alunos do ensino médio de todo o Brasil. Nesta fase, a coordenação da olimpíada, irá selecionar entre 25 a 30 alunos para a última etapa que serão os treinamentos que se inicia em março. Posteriormente, serão selecionados cinco alunos para a 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astronáutica na cidade de Keszthely & Heviz, na Hungria e outros cinco para a 11ª Olimpíada Latino-americana de Astronomia e Astronáutica, no México.
Para o aluno do Colégio Padrão, Gabriel Oliveira Mota, que participa pela primeira vez a olimpíada tem sido uma experiência maravilhosa, principalmente, com os conhecimentos adquiridos.
“Tem sido uma experiência incrível. Além de um maior conhecimento na área da física e matemática, e principalmente, na astronomia, pude conhecer diversas pessoas de vários estados do país”, disse Gabriel Oliveira Mota, que mesmo com tantos alunos bons acredita que pode se destacar.
“O nível da olimpíada é muito alto, tanto das provas quanto dos alunos que aqui estão. São os melhores alunos do Brasil mas estou preparado e acredito que farei boas provas”, destacou empolgado Gabriel Oliveira.
Os alunos farão quatro provas presenciais: teórica, planetário, carta celeste e observacional. Além de participar de palestras com o Diretor do Observatório do Valongo, Prof. Dr. Hélio Jaques Rocha Pinto sobre carreira de astrônomo, com o estudante de Astronomia e You Tuber do Canal Café e Ciência, Felipe Hime e com o pesquisador do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia e Geofísica – IAG, Prof. Dr. Reinaldo Santos de Lima.