A Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas realizou assembleia extraordinária nessa segunda-feira, 08 de janeiro, na sede da Associação Comercial Industrial e de Serviços de Montes Claros. O objetivo foi eleger a nova diretoria que estará à frente dos projetos já em andamento e de novas ações para o período de 2018 e 2019. Após sete anos de atuação, a ADENOR é reconhecida por sua missão e credibilidade junto aos Governos federal  e estadual, tendo o apoio das entidades classistas e empresariais.

A ADENOR foi criada dentro da ACI Montes Claros com o apoio de diversas entidades empresariais da região. Desde então vem trabalhando para se consolidar e bem cumprir sua de missão de contribuir para a aceleração do desenvolvimento econômico sustentável da Região Norte de Minas Gerais. Nos últimos anos, o empresário Pávilo Miranda esteve como presidente por dois mandatos.

Durante a reunião, Miranda fez um breve resumo das ações realizadas pela ADENOR, com ênfase para o Projeto de Energia Fotovoltaica do norte de Minas. “Temos projetos grandiosos, como  empreendimentos fotovoltaicos, com capacitação de técnicos, institucionalização do fórum permanente de energia renováveis, além do Portal de Energias do Norte de Minas que se encontra em fase de estruturação. A soma de esforços de todas as entidades afins, como Sebrae, IDENE, Emater, FIEMG, Associações Comerciais, entidades classistas, Agências de Desenvolvimento Locais e microrregionais e órgãos de fomento fortalecem nossas iniciativas perante os Governos”, destacou.

Márcia Versiani, diretora de planejamento e gestão, diz que “esperamos consolidar efetivamente os trabalhos voltados para as energias renováveis e juntamente com o Codemc – Conselho de Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros – e outras entidades, avançar no empoderamento das organizações sociais de todo o Norte de Minas”.

O novo presidente empossado é  Alexandre Pires Ramos, experiente à frente de entidades, como a ACI, Fundetec, Sicoob Credinosso e Governador do Rotary, notadamente possui poder de articulação e com uma boa rede de contatos, essenciais na execução dos projetos e capilaridade da Agência. Ainda na diretoria executiva, Márcia Versiani, Edilson Torquato, Carlos Genuíno, Renato Alencar e Leonardo Vasconcelos.

“Uma agência de desenvolvimento regional é importante para esta fase do Norte de Minas, no fomento de projetos que unam poder público e privado para gerar mais oportunidades em inovação, tecnologia e planejamento, gerando mais empregos e renda em 2018. Acredito que a inciativa privada deve se fazer mais presente e por isso pretendo estimular ainda mais as ações que promovam o desenvolvimento regional”, frisou Alexandre Pires. A cerimônia de posse será agendada em breve.

Foto-legenda: Pávilo Miranda deixa a presidência da ADENOR e lança Alexandre Pires Ramos para a sucessão

Crédito: Nágila Almeida

 

Atenciosamente,

Nágila Almeida
Assessora de Comunicação ACI