Profissionais e empresa são homenageados

A cada ano uma empresa e cinco profissionais da comunicação são homenageados no Encontro Anual da Imprensa. Nesta 23ª edição, segundo o Presidente da Associação de Profissionais da Imprensa Mineira (APIM), Aldeci Xavier, os escolhidos são Waldemiro Miranda, Girleno Alencar, Gal Bernardo, Paulo Braga e Sebastião Ruas. A empresa é o Hospital de Olhos do Norte de Minas.

“São nomes de expressão que fizeram e fazem história. Reconhecemos a importância de cada escolhido. O momento é de festa, comemoramos as realizações, os sonhos, as conquistas. Um capítulo importante na comunicação norte-mineira. Já foram agraciados Magnus Medeiros, Theodomiro Paulino, Elton Jackson, Luis Carlos Novais, Edgar Pereira, Sebastião Remígio, Célia Caldeira, Gelson Dias, Benedito Said e o nosso querido e saudoso Artur Leite, que nos deixou recentemente”, afirma Aldeci.
O Encontro, a ser realizado, sábado (15), a partir das 12h, na Quadra de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde, reúne cerca de 600 profissionais do rádio, impresso, televisão, internet e assessorias, além de autoridades e convidados de veículos como Globo, Record, Estado de Minas, Itatiaia, Educadora, Terra, dentre outros veículos.

Agraciados do 23º Encontro

Girleno Alencar Soares – Nascido em 1960, na cidade do Crato, no Ceará. Aos quatro anos veio morar em Minas Gerais, na cidade de Taiobeiras. Em 1971, se mudou para Montes Claros. Começou na imprensa em 1976 com o Jornal do Colégio Tiradentes. No dia 5 de setembro de 1977 iniciou no Diário de Montes Claros, como revisor, pelas mãos de Reginauro Silva. Em junho de 1979 começou no Jornal de Montes Claros, pelas mãos de Waldir Senna e Márcio Antunes, como repórter policial e teve como editor Benedito Said. Em 1981 como repórter policial da Radio Educadora. Artur Leite era o editor à época. No ano de 1985 foi para o Diário de Montes Claros. Criou 15 jornais mensais em cidades do Norte de Minas, como Salinas, Porteirinha, Manga, Janaúba, Engenheiro Navarro, Espinosa, Monte Azul. No ano de 1991 entrou para o Hoje em Dia, onde permaneceu até junho de 2013. É formado em história pela Unimontes e Jornalismo pela Funorte. No ano de 1993 passou a atuar como assessor de imprensa da AMAMS, onde ficou até janeiro de 2009. Retornou em abril de 2017. Atualmente é jornalista político do jornal Gazeta Norte Mineira.

Sebastião Ruas de Andrade – Tem 75 anos, casado e pai de três filhos. Por 36 anos trabalhou na imprensa montes-clarense, nos jornais de Diário de Montes Claros e Jornal do Norte. Hoje, aposentado, mudou de área de atuação e trabalha na Câmara Municipal de Montes Claros, como assessor parlamentar. Publicou crônicas nos jornais Gazeta do Norte, Jornal de Notícias, atualmente escreve crônicas para a revista a Revista Atual Minas, na Coluna Causos do Interior. Ao longo da trajetória profissional de “Tião, como é chamado, ele foi proprietário de uma pequena editora de jornais onde prestou serviço para prefeituras, indústrias e outros órgãos públicos do Norte de Minas.

Waldemiro da Silva Miranda – Há 34 anos atua como Jornalista na Assessoria de Comunicação e Marketing da Codevasf, em Minas Gerais. Antes de iniciar as ações na estatal, em 1984, trabalhou no extinto Diário de Montes Claros; e, simultaneamente, como editor do Jornal de Francisco Sá e do Jornal A Voz de Bocaiúva. Sempre procurou se aperfeiçoar na profissão que abraçou com dedicação e amor, fazendo cursos de especializações na área de comunicação e estratégia, sendo um MBA, pela Fundace/USP e outro – “Latu Sensu”, pela Unimontes/Universidade Federal de Minas Gerais. Embora não exerça a profissão de economista é graduado em Ciências econômicas pela Unimontes. È casado com Jane Ferreira Santos Miranda e pai de Maria Clara, Anna Cecília e João Pedro.

Gal Bernardo – Faz aniversário em 11 de outubro. Casada com Antônio Bernardo é mãe de Camilla e Enio e avó de Mateus, Melissa, Bernardo e Lorenzo. É graduada em Comunicação Social e Turismo e Hotelaria, pelas Faculdades Funorte e Pitágoras. Tem pós-graduação em Comunicação na Era Digital, Docência do Ensino Superior e Marketing Turístico; mestranda em comunicação audiovisual e multimídia/Ciência da Informação. Possui diversos cursos de curta duração em áreas variadas. Repórter da TV Montes Claros, afiliada Rede Globo, 1981 a 2001; Repórter da TV Geraes, afiliada Rede Minas, de 2000 a 2004; Apresentadora e editora do Programa Turismo da Tela, Canal 20; Editora de turismo de diversos jornais; gerente de turismo, ferias e eventos da Prefeitura Municipal de Montes Claros, de 2013 a 2016; Diretora de marketing e comunicação do Circuito Turístico Sertão Gerais; atuou na área de consultoria e assessoria; colunista de turismo – Jornal O Norte de Minas, de 2004 a 2018; Colunista de Turismo no site Connect, de 2010 a 20108; atualmente é instrutora de turismo rural do Senar Minas, desde 2014; Blogueira Gal Bernardo – turismo de jornalismo; e coach de desenvolvimento de pessoas, desde 2015.

Paulo Agostinho Pereira Braga – Nasceu em 15 de maio de 1962. Casado com a assistente social Elaine Pereira Souto Braga tem seis filhos: Alexandre Augusto, Marcelo Victor, Bruno César, Paulo Braga Filho, Gabriel Luís, e Raphael Marcos. Jornalista, radialista e atualmente cursa direito nas Faculdades Santo Agostinho; começou na imprensa, em 13 de fevereiro de 1.980, no o Jornal de Montes Claros, onde foi revisor ortográfico, repórter, secretário de redação e editor. Atuou em todas as editorias (polícia, esportes, cidades, regional e política, entre outras); foi editor do Jornal O Gorutuba, em Janaúba; colaborou com a implantação da Rádio Sociedade Gorutubana, primeira emissora de Janaúba; atuou na Rádio Pirapora e TV Rio; foi chefe de redação e editor do Jornal de Notícias de Montes Claros; apresentador do programa O Povo no Rádio, líder de audiência regional nos anos 1.990, na Rádio Educadora de Montes Claros; foi redator, apresentador e editor dos programas Bom Dia Norte de Minas e A Palavra é Sua, na TV Montes Claros, hoje Intertv Grande Minas, afiliada Rede Globo; chefiou a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Montes Claros, nos anos 1.990 (foi o primeiro assessor de comunicação mantido no cargo por dois presidentes consecutivos do legislativo de Montes Claros); foi correspondente da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte; foi chefe da assessoria de comunicação da Prefeitura de Montes Claros – 1.997 a 2.002; assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa; único jornalista do interior a receber o diploma do Mérito da Constituinte de Minas Gerais, por ter sugerido ao então deputado Milton Cruz e trabalhado pela aprovação da emenda que resultou na estadualização da antiga FUNM, que desde então foi transformada em Unimontes e passou a oferecer ensino superior gratuito; marqueteiro vitorioso em campanhas políticas na televisão, rádio, redes sociais e impressos; é o atual Secretário Municipal de Articulação Política e Administração Regional da Prefeitura de Montes Claros, antiga Secretaria de Governo, nomeado pelo prefeito Humberto Souto.

Hospital de Olhos do Norte de Minas – O Hospital de Olhos do Norte de Minas é referencia oftalmológica, na região e no País, Centro oftalmológico especializado. A história de sucesso começou em 1998 quando o médico e empresário, Werthman Vilela, chegou a Montes Claros e, percebeu a necessidade de oferecer à população norte-mineira, um atendimento oftalmológico de excelência. Visionário, inaugurou a primeira sede, em agosto de 2000. Com a filosofia de permitir acessibilidade à população, já com uma tecnologia diferenciada e um atendimento padronizado, a credibilidade do Hospital dos olhos foi crescendo, juntamente com o aumento dos clientes. A crescente referência da unidade foi proporcionando uma necessidade de uma Sede maior e mais adequada. Em abril de 2010 ocorreu a mudança para as novas instalações, ampliando o espaço físico, o quadro clínico e os colaboradores. Em junho de 2011 a empresa recebeu o certificado de qualidade com a certificação da ISO 9001, confirmando sua competência e excelência nos serviços prestados. Desde 2015 agregou tecnologias de última geração. Sempre manteve um padrão de qualidade, com uma equipe de médicos credenciados em todas as especialidades atendidas, com profissionais qualificados, foi renovada em 2017 a certificação da ISO 9001. Em julho de 2.018 o Hospital de Olhos foi auditado e acreditado pelo sistema de certificação ONA-Organização Nacional de Acreditação, que atesta a qualidade dos serviços na área de saúde, sendo exclusivo na região nesta certificação em serviços oftalmológicos. Em 2018, foram abertas as unidades do Shopping Montes Claros e da cidade de Pirapora-MG, mantendo o pioneirismo e inovação o Dr. Werthman Vilela e da equipe dele, que participam constantemente de congressos oftalmológicos de referência, como o congresso da Academia Americana, ASCARS, sempre trazendo o que existe de mais moderno. Atualmente, conta com uma equipe de 16 Oftalmologistas em suas diversas subespecialidades, um quadro de 55 colaboradores e um comitê gestor. Os colaboradores recebem treinamentos inovadores e diversificados para oferecer um atendimento humanizado, ético, com excelência e responsabilidade. É com esta diretriz de excelência em serviços oftalmológicos que o Hospital de Olhos tem construído sua referência e credibilidade na mente e nos corações dos pacientes e clientes de toda a região.

Atrações musicais
As atrações musicais do 23º Encontro anual da Imprensa seguem os ritmos do sertanejo, axé, samba, música popular brasileira, pop rock e muito forró. A quadra de eventos do Parque vai ser palco das apresentações de Sérgio & Rodrigo, Rick Swingão, Os Timbaleiros e ThreeBandhR, com Déborah Rosa. Os shows começam às 13h. Alex Mendes, o Tuta, Cinegrafista da TV Câmara e Músico é quem faz a captação dos artistas, que não cobram cachê dos organizadores. A cada uma nova atração entra na grade para animar os profissionais da Comunicação do Norte de Minas.