Pimentel vai presidir a solenidade de entrega das Medalhas

O governo de Minas liberou a lista das 20 personalidades masculinas e femininas que serão homenageadas com as Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz, no Dia dos Gerais, em Matias Cardoso, nesta sexta-feira 08/12. A novidade deste ano fica por conta da criação da “Medalha dos Gerais – Grande Colar.

 

O município que se transforma simbolicamente por um dia na capital do Estado de Minas Gerais, por força do Decreto Estadual 45.649, de 18 de julho de 2011, contará com mais uma vez a participação do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, que vai presidir a solenidade de entrega das medalhas as 20 personalidades como reconhecimento cívico do Governo do Estado aos que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.

 

O prefeito de Matias Cardoso, Edmárcio Moura Leal, disse que a presença do governador Pimentel mais uma vez ao evento, ajuda em sua consolidação como capital simbólica de Minas Gerais e no reconhecimento como primeira cidade de Minas a ser povoada.

 

“Temos que comemorar os 10 anos ininterruptos da realização do Dia dos Gerais, em Matias Cardoso. Acredito que a cada edição estamos nos fazendo mais respeitados e mostrando que realmente Minas nasceu dos Gerais e por aqui se consolidou”, assinalou Edmárcio Moura.

 

ENTENDA

 

O Dia das Gerais surgiu numa tentativa de marcar o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro. Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e também considerando outros registros feitos por viajantes e estudiosos da época, descobriu-se que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco.  À beira do Rio São Francisco, Matias Cardoso possui uma das igrejas mais antigas do Estado, a Matriz Nossa Senhora da Conceição que foi construída no ano de 1675.  A data escolhida, 8 de dezembro, foi devido ao dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

 

HOMENAGENS

 

“MEDALHA DOS GERAIS 2017 – Grande Colar” – Vittorio Medioli, Prefeito de Betim

 

Medalha Matias Cardoso – Masculino

Jean Alves Coelho – Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor)

Fábio Augusto Ramalho Santos – Deputado Federal

Jaubert Carneiro Jaques – Desembargador Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Antônio Júlio de Faria – Advogado (ex-Deputado Estadual, ex-presidente da ALMG, ex-presidente da AMM, e ex-prefeito de Pará de Minas)

Jean Mark Freire Silva – Deputado Estadual

Paulo Afonso Queiroz Guimarães – Empresário/Produtor Rural

Célio Murillo de Carvalho Valle – Professor da UFMG

Alexandre Pires Ramos – Rotary Clube de Montes Claros

Virgílio Guimarães de Paula – Economista

 

Medalha Maria da Cruz – Feminino

Valquíria Rodrigues Cardoso – Prefeita de Varzelândia

Ana Maria Camilo da Hora e Rocha – Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais

Alice de Souza Birchal – Desembargadora – Ministério Público de Minas Gerais

Paula Maria Nasser Cury – Subsecretária da Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa, e  Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa

Luzimara Silveira Braz Machado – Professor de Educação Superior (Unimontes)

Maria Inês de Moraes Marreco – Professora

Arlete Gonçalves Santos Magalhães – Deputada Estadual

Pedrelina Ribeiro Bispo – Lavradora

Veracide Sousa Jacome – Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Kely Cristina de Moura Lacerda – Diretora Executiva do SAMU Norte

 

ASCOM/CIMAMS

 

Norte de Minas, 7 de dezembro de 2017