Montes Claros ganha sua primeira franquia de esmalteria
O negócio Divan das Unhas  nasceu do sonho de uma estudante manicure
Perseverança é um substantivo grego que significa a capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades. E esta é a palavra que certamente ajuda a descrever a trajetória de uma jovem que, de tanto desejar, teve a coragem de realizar. Bianca Marcelino Queiroz, aos 24 anos, já possui uma história de sucesso, em um nicho de mercado novo, a esmalteria. Ela acaba de inaugurar o Divan das Unhas, a primeira franquia do segmento nascida em Montes Claros.
De origem humilde, na pequena cidade de Claro dos Poções, com cerca de 8 mil habitantes, no Norte de Minas, Bianca se destaca desde adolescente pelo espírito empreendedor. Enquanto os amigos iam para as festinhas de aniversário se divertir, ela se vestia de palhacinha e ia vender algodão doce. A necessidade a fazia ir à luta para ajudar no orçamento doméstico. Terceira geração de mulheres guerreiras, seu sonho era ter uma carreira como dentista.
Entretanto, no primeiro momento, nada saiu como o planejado. O curso de odontologia exigiu mais que boas notas da menina sonhadora. Bia sempre foi criativa e seu espírito empreendedor a ajudou a vencer cada empecilho. Em 2013, ela conseguiu financiar 100% da mensalidade do curso, numa instituição de ensino privada, através do FIES. Bia passava o mês com 500 reais, valor enviado pela mãe e pela avó. A solução seria investir na manicure, pela flexibilidade de horário.
Ao longo do curso, montou um pequeno salão em casa e atendia em domicílio. Tudo o que ganhava era reinvestido em esmaltes. Após um dia cansativo de aula, a caminho da casa de uma cliente do outro lado da cidade, sob forte chuva, deixou a maleta cair e viu cerca de 70 esmaltes espalhados no chão. “Este foi o dia que minha vida tomou outra direção. Desejei realmente melhorar de vida e pesquisei na internet como ganhar dinheiro fazendo unha? E a resposta apareceu: unhas em gel”, conta.
O negócio das unhas
Bia percebeu que a rentabilidade era de cinco a dez vezes maior que apenas pintar as unhas das clientes. Depois de ter tentado de tudo um pouco, desde a venda de trufas até a vendas de cosméticos e ter convencido a família do que queria, além do curso de odontologia. Em 2014, ela deu início ao negócio de sua vida: um ateliê de unhas. Em 2016, estava consolidada como nail design. Como microempresária, desistiu da odontologia e se dedicou somente ao negócio, um quiosque no Montes Claros Shopping.
O modelo do negócio atraiu o olhar da empresa Blue 360°, especialista em criar novos franqueadores. Esta foi a virada de mesa para a jovem empreendedora. Nascia o Divan das Unhas Bia Queiroz, um novo conceito em esmalteria, cuja inauguração será nesta quarta-feira, às 18h, no Shopping Ibituruna.
O investimento no modelo de quiosque é cerca de 69 mil, com retorno de investimento de 18 meses, seis a menos que outras do mesmo segmento. Estudos mostram que o esmalte é o último serviço de beleza cortado no orçamento de beleza. Esse segmento está na segunda colocação com maior investimento, segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising).
 “Com a Blue 360°, busquei aprender mais sobre gestão e me aprofundei no negócio. E esta será a primeira franquia de muitas, pois antes mesmo de me lançar como franqueadora, temos seis unidades vendidas. As pessoas se encantam pelo modelo de negócio e rentabilidade”, comemora Bia Queiroz.
Crédito: Nágila Almeida